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Tabela Alinhamento e Cambagem

alinhamento-cambagem-1Quando o motorista leva o veículo para fazer Alinhamento, recomendável a cada 10 mil quilômetros, é comum ser nescessario fazer a cambagem.

Trata-se de um serviço no câmber, como é chamado o ângulo de inclinação da roda em relação ao solo, ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem.  “Se não estiver de acordo com as especificações da fabricante, acarretará em desgaste irregular dos pneus”, alerta o diretor técnico de Segurança Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar.

Para saber se o veículo precisa ou não do serviço, deve-se ficar atento a alguns sintomas.  “No câmber positivo (quando as rodas estão inclinadas com a parte de baixo voltada para dentro), a direção fica muito leve, como se o carro estivesse ‘dançando’.  Já no negativo (em que a parte de cima da roda fica inclinada para dentro do eixo), a direção fica muito pesada, pois as rodas abertas exigem um esforço maior”, para regular o câmber seguindo as especificações das montadoras é preciso utilizar um equipamento específico.

Para evitar danos aos pneus, o diretor da AEA sugere a manutenção preventiva.  “Faça sempre a checagem do câmber junto com o alinhamento, a cada 10 mil quilômetros.”

Scopino também orienta o motorista a acompanhar de perto o alinhamento.  “As máquinas computadorizadas desse serviço sinalizam os graus de câmber do veículo: o original de fábrica e o atual.  Assim, não há como ser enganado”, afirma o especialista.